Sub Região 1São José dos CamposDestaqueNotícias

Regras mais rígidas de circulação entram em vigor em São José dos Campos; veja medidas

Medidas impedem funcionamento de lojas com mais de 250 metros quadrados e demais comércios devem funcionar apenas até às 13h. Regras valem até o dia 6 de junho.

As regras de restrição durante o feriado de Corpus Christi começam a valer nesta quinta-feira (3) em São José dos Campos (SP). Comércios com mais de 250 metros quadrados, inclusive feriados, devem ficar fechados e há restrição no horário de funcionamento para shoppings e restaurantes.

A medida foi anunciada no início da semana depois da alta de internações por Covid-19 na cidade e vale até o dia 6 de junho.

Antes da medida entrar em vigor, ao menos sete empresas acionaram a Justiça para manter o funcionamento no feriado, mas tiveram os pedidos negados.

As empresas questionavam a decisão de fechar comércios ainda que essenciais ou a determinação com base na área de loja. Como foi o caso de um restaurante que, mesmo a categoria podendo abrir, ele seria mantido fechado por causa da extensão.

Também foram registradas filas em supermercados da cidade. Entre terça (1°) e quarta-feira (2) moradores fizeram filas dentro dos estabelecimentos e na entrada. De acordo com a prefeitura, a cidade está com reforço na fiscalização.

Segundo o novo decreto, todos os comércios com mais de 250 metros quadrados de área de loja devem ficar fechados. Estão incluídos supermercados, hipermercados, lojas de material de construção e lojas de departamento.

O documento permite a abertura de shoppings, bares e restaurantes, mas com restrição de horário, das 8h até às 13h. Após esse horário é permitido drive-thru. Salões, barbearias e academias também estão permitidas.

Atividades de lazer como cinemas e quadras de futebol society também estão proibidas. As atividades religiosas com presença de público também estão restritas, mas entre os dias 4 e 6 de junho. Nesta quinta-feira (3) vai ser permitida a celebração de missas e cultos com público.

Regras:

  • Estabelecimentos comerciais com área superior a 250 metros quadrados de loja ou área de atendimento deverão ficar fechados. Medida vale para lojas de material de construção, hipermercados, entre outros;
  • Fica proibido o funcionamento de cinemas, teatros e quadras de futebol society;
  • Bares, restaurantes, padarias e similares poderão funcionar das 8h às 13h para atendimento presencial e durante todo o dia com delivery e drive-thru;
  • Nos templos religiosos a celebração presencial fica autorizada apenas na quinta-feira (3/6). Entre os dias 4 e 6 de junho é proibida celebração com presença de público;
  • Salão de beleza, barbearia e academias podem funcionar

As medidas foram anunciadas após São José depois bater recorde de internados para o tratamento da Covid-19 no Hospital Municipal, com 201 pessoas hospitalizadas. De acordo com a prefeitura, na segunda-feira (31) o número geral de internados era de 421 pessoas. Quase uma vez e meia a mais que o da última semana, que havia sido o maior desde o início da pandemia, com 296 pessoas.

À época, o prefeito Felício Ramuth (PSDB) chegou a dar entrevista comentando que, caso o cenário não mudasse, adotaria medidas mais rígidas. A cidade está na fase de transição do Plano São Paulo, com comércios, bares e restaurantes abertos em horário estendido.

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *