Vale do ParaíbaSub Região 1São José dos CamposDestaqueNotícias

Áustria anuncia substituição de frota de cargueiros Hercules por C-390 da Embraer

Nesta quarta-feira (20), a ministra da defesa austríaca, Klaudia Tanner, confirmou que a Áustria irá trocar sua frota de cargueiros Hercules pela aeronave C-390 Millennium, fabricada pela empresa brasileira Embraer. O país europeu planeja adquirir quatro dessas aeronaves.

Tanner declarou que, após extensos testes, o Embraer C-390 foi a única aeronave na classe de 20 toneladas a atender a todos os requisitos. Ela também enfatizou que todo o planejamento da Força Aérea austríaca será voltado para esse modelo fabricado pela empresa brasileira. A previsão é de que os quatro cargueiros C-390 sejam entregues entre 2026 e 2027.

C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação

C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação

Em comunicado, a Embraer expressou sua honra pela escolha e afirmou estar pronta para apoiar o Ministério da Defesa e a Força Aérea austríaca para atender aos requisitos do processo de aquisição.

“A Áustria se junta ao Brasil, Portugal, Hungria e Holanda como futuro operador da plataforma multimissão C-390 Millennium, aeronave que está rapidamente redefinindo os padrões de transporte tático no mercado mundial de defesa”, declarou a Embraer.

C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação

C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação

O C-390 é um projeto da FAB (Força Aérea Brasileira) em colaboração com a Embraer, destinado a produzir uma aeronave de transporte militar tático que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

A aeronave também é oferecida em uma versão de reabastecimento em voo, conhecida como KC-390, como é o caso dos modelos entregues à Força Aérea Brasileira. O cargueiro foi utilizado, por exemplo, no resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia após o início do conflito com a Rússia em 2022.

C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação

C-390 da Embraer — Foto: Embraer/Divulgação

Desenvolvido a partir de 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), o C-390 foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, oferecendo menor custo operacional e flexibilidade para realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais, entre outras.

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *