Sub Região 1São José dos CamposSaúdeNotícias

São José confirma quase mil novos casos de Covid-19 em 48 horas

Com isso, São José dos Campos chega a 68,8 mil infectados desde o início da pandemia e é a cidade com maior número de casos. No mesmo período, São José teve 28 óbitos pela doença.

São José dos Campos registrou quase mil novos casos de Covi-19 em 48 horas. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, a cidade ainda registrou 16 novas mortes nesta sexta-feira (21) chegando a 1,4 mil vítimas fatais pela doença.

De acordo com a prefeitura, nesta quinta-feira (20) a cidade havia registrado 500 novos casos confirmados da doença. O número se somou aos 403 casos divulgados nesta sexta-feira (21). Com isso, São José dos Campos chega a 68,8 mil infectados desde o início da pandemia e é a cidade com maior número de casos.

No mesmo período, foram registrados 28 novos óbitos, sendo 16 apenas nesta sexta-feira (16). Para a chefe da vigilância epidemiológica da cidade, Margarete Correia, os números podem ser reflexo do relaxamento nos cuidados com as regras mais flexíveis e alerta para que os cuidados sejam retomados.

“O aumento do número de casos aumenta a transmissão o número de internados e o de mortes. A média de mortes é o dobro da primeira onda da Covid-19 na cidade. Isso é reflexo da contaminação. As pessoas precisam tomar os cuidados”, comenta.

Margarete ainda reforçou que a média móvel de óbitos na cidade em maio deste ano é o dobro da registrada na primeira onda de 2020, quando as pessoas ainda percebiam o que era a doença e sua proporção.

Apesar dos números, a vigilância informou que não cogita a adoção de regras mais rígidas que as estabelecidas pelo Plano São Paulo.

Nesta semana, o G1 conversou com um especialista que acompanha a evolução da pandemia na região e ele reforçou que o estado é de alerta e que, diferente da capital onde é possível flexibilizar, os prefeitos do Vale teriam de tomar medidas mais restritivas.

O pesquisador alertou para a alta de contaminações, que leva a um efeito cascata que pressiona o sistema de saúde, aumentando o número de óbitos.

Atualmente, a região está na fase de transição do Plano São Paulo, que segue até o dia 1° de junho. A promessa estadual é que, na data, a flexibilização seja mais uma vez ampliada.

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *