SaúdeNotícias

Prefeitos de São José, Jacareí e outras seis cidades criam comitê para discutir regras na quarentena

Cidades criaram comitê que vai se reunir semanalmente para discutir regras com base nos números da pandemia. Iniciativa veio depois de São José bater recorde de internações.

Prefeitos de São José dos Campos, Jacareí e outras seis cidades criam comitê para regras conjuntas na quarentena. O grupo vai se reunir toda semana para avaliar os números da pandemia em sua microrregião e tomar decisões conjuntas. A iniciativa foi tomada depois da alta de internações em São José dos Campos.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (26) e reunião prefeitos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Igaratá, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca. A proposta com o comitê é ter uma avaliação própria que permita adotar uma medida, sendo de restrição ou reabertura, com recorte local.

Pela lei, os municípios podem adotar medidas mais restritivas, apesar das flexibilizações estaduais. Mas não podem flexibilizar além do estabelecido.

Com a fase de transição do governo estadual, os números da pandemia não são mais avaliados por região. Com isso, cidades com índices em alta, seguem no mesmo ritmo de flexibilização da capital.

Nesta terça-feira (25) em entrevista ao Link Vanguarda o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB), comentou que avaliaria com o grupo a possibilidade de medidas mais rígidas. A cidade atingiu nesta semana o número mais alto de pacientes internados por Covid-19 desde o início da pandemia.

A microrregião acumula 101,2 mil casos confirmados de Covid-19 e 2,2 mil mortes. A maior parte dos casos e mortes em São José dos Campos. De acordo com o prefeito Izaías Santana (PSDB) as demais cidades foram incluídas porque os números impactam as cidades vizinhas e medidas isoladas não seriam efetivas.

O comitê vai se reunir semanalmente ou sempre que houver uma mudança no Plano São Paulo. Nesta quarta-feira (26) o governador João Dória (PSDB) voltou atrás do calendário de flexibilização previsto para esta semana e estendeu a fase atual, com comércios funcionando até às 21h até o dia 13 de junho.

A previsão é que, ainda nesta tarde, o comitê se reúna novamente para debater medidas a partir da decisão de Dória.

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *