GeralNotícias

Balanço aponta mais de 4,4 mil ‘gatos’ de energia no Vale do Paraíba em 2021

Ligações de energia clandestinas, além de crime, são a quarta maior causa de mortes relacionadas a energia elétrica.

Um balanço da EDP, concessionária de energia, identificou mais de 4,4 mil ligações clandestinas de energia elétrica, conhecidas como ‘gatos’, em cidades da região em 2021. A EDP atende 19 cidades no Vale do Paraíba.

O número representa uma média de uma ligação clandestina a cada três vistorias feitas pela EDP Segundo a EDP, o alto número de “gatos de energia” chega a 17 mil Megawatts-hora (MWh), volume de energia suficiente para abastecer a cidade de Aparecida por três meses.

A EDP identifica as ligações clandestinas durante fiscalizações de rotina e também por meio de denúncias. Além disso, uma central ajuda a identificar possíveis furtos com estatísticas de contas de luz antigas.

Após identificar o “gato” o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. A quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da conta de luz.

Riscos

Fazer uma ligação clandestina de energia é considerado crime. O responsável pelo “gato” pode responder por furto, crime que tem pena de um a quatro anos e multa.

A EDP, após descobrir a ligação clandestina, ainda calcula o prejuízo que sofreu no fornecimento. O responsável é obrigado a arcar com as despesas e ressarcir a empresa.

Além de ser crime, as ligações clandestinas de energia são a quarta maior causa de mortes relacionadas a energia elétrica. Os “gatos” sobrecarregam a rede elétrica, deixando o sistema de distribuição com problemas, o que favorece a oscilação de energia e interrupções no fornecimento.

Os “gatos” podem causar choques elétricos, curto circuitos e até incêndios

Denúncias

A EDP também recebe denúncias de ligações clandestinas. As informações podem ser repassadas pelo site ou aplicativo da empresa e pelo telefone 0800 721 0123. As denúncias são anônimas.

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *