AparecidaSub-Região 3Mais RecentesNotícias

Basílica de Aparecida celebra os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora como padroeira do Brasil

Cerimônias no Santuário Nacional ocorrem neste domingo (30) e nesta segunda-feira (31).

A Basílica de Aparecida realiza neste domingo (30) e nesta segunda-feira (31) duas celebrações em homenagem aos 90 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Haverá celebrações também no Rio de Janeiro.

Neste domingo, a abertura das cerimônias religiosas ocorre no Santuário Nacional, em Aparecida, às 18h. A missa será presidida pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também será um dos concelebrantes.

Na segunda-feira, haverá outra missa às 9h como parte da programação de celebrações. A missa será presidida pelo administrador-ecônomo do Santuário, padre Luiz Claudio Alves de Macedo. À tarde, a programação vai para o Rio de Janeiro.

Às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro carioca, ocorre o solene Te Deum de ação de graças. Na Igreja de São Francisco de Paula, às 17h será inaugurada uma exposição de fotos, seguida por uma missa solene, presidida por Dom Orani, às 18h, e pelo Concerto da Padroeira às 19h30.

Todas as celebrações serão transmitidas pela televisão, além das redes sociais do Santuário Nacional.

Proclamação como Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil em 1931, no Rio de Janeiro. Houve uma solenidade entre 24 e 31 de maio na cidade. Na noite de 30 de maio daquele ano, a imagem original da Santa foi levada de Aparecida para a cidade fluminense.

Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil em 1931 — Foto: CDM do Santuário de Aparecida

Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil em 1931 — Foto: CDM do Santuário de Aparecida

No dia 31, já no Rio de Janeiro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida desfilou em uma procissão até a Igreja de São Francisco de Paula. De lá, para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na época, Catedral da Arquidiocese Carioca. Finalmente, o cortejo seguiu para a Esplanada do Castelo, nas proximidades de onde hoje encontra-se a Igreja Santa Luzia, na Avenida Presidente Antônio Carlos. Ali ocorreu a cerimônia oficial de proclamação, autorizada um ano antes pelo Papa Pio XI.

De acordo com o Santuário Nacional, na noite do mesmo dia 31 a imagem retornou para Aparecida. Em 30 de junho de 1980, o governo brasileiro reconheceu, civilmente, Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. A Lei 6.802 declarou o dia 12 de outubro como feriado nacional “para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *