Sub Região 1São José dos CamposGeralDestaqueNotícias

Justiça faz vistoria em empresa e coleta de lixo é parcialmente retomada em São José

Categoria está em greve desde terça-feira (4) e cobra melhores condições de trabalho.

A coleta de lixo foi parcialmente retomada nesta sexta-feira (7) em São José dos Campos, após o Tribunal Regional do Trabalho vistoriar a empresa Beta Ambiental. Foi determinado pela Justiça que ao menos 65% da frota volte a operar na cidade. Desde terça-feira (4), o serviço estava suspenso, após 220 coletores entrarem em greve.

Na decisão publicada nesta sexta-feira, o TRF informou ainda que foram constatados problemas nos caminhões de coleta e por isso determinou também a retirada de circulação de um terço dos caminhões da empresa, por risco acentuado à saúde dos trabalhadores. Os veículos apresentam problemas nos pneus e nos equipamentos utilizados para recolher o lixo.

Em uma decisão publicada na quarta-feira (5), o TRT considerou a greve legítima e informou que não pode proibir os trabalhadores de exercerem seu direito de reivindicar melhorias, mas considerou que o serviço afetado é essencial para a cidade, por isso determinou a retomada parcial das atividades, com 40% da frota.

Na data, o TRT informou que se a decisão não fosse cumprida, o sindicato deveria pagar uma multa diária de mil reais por trabalhador que descumprir a determinação e agendou uma audiência de conciliação entre o sindicato, trabalhadores e a empresa Beta Ambiental, para quinta-feira (6), às 11h.

A reunião terminou sem acordo e o TRT voltou atrás, determinando que nenhum caminhão de coleta voltasse a operar até que fosse feita uma vistoria “in loco”, na garagem da empresa para verificação dos questionamentos feitos pelo sindicato, junto com avaliador técnico do Fórum Trabalhista e das partes envolvidas.

Desde então, a prefeitura tem feito uma força-tarefa para fazer a coleta de lixo na cidade, que ficou paralisada durante a greve.

Por meio de nota, a prefeitura de São José dos Campos informou está protocolando junto ao TRT para que seja liberado de forma urgente o serviço por completo.

Greve

Cerca de 220 coletores ambientais entraram em greve nesta terça-feira (4) em São José dos Campos (SP). A paralisação é para reivindicar melhores condições de trabalho.

Inicialmente, a paralisação deveria durar 24h, mas os trabalhadores decidiram seguir de braços cruzados após as negociações com a empresa não avançarem.

Os trabalhadores cobram melhorias nas condições de trabalho e ainda reclamam de desvio de função. Eles alegam que constantemente coletores são colocados em outras atividades, como pedreiro, por exemplo.

Na terça, uma reunião foi feita entre a prefeitura, empresa e sindicato, mas ela terminou sem acordo.

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *