Sub Região 1São José dos CamposSaúdeNotícias

Prefeitura de São José admite erros em aplicações de doses contra Covid-19

Além do idoso que foi vacinado na segunda dose com a vacina errada, outras oito pessoas tiveram falhas na imunização, incluindo a vacinação de uma menor de idade.

São José dos Campos teve ao menos nove erros durante a vacinação contra a Covid-19, segundo a prefeitura. Além do idoso vacinado com imunizantes de laboratórios diferentes, outras oito pessoas tiveram falhas na imunização, incluindo a vacinação de três menores de idade.

A gestão informou que todos os casos foram acompanhados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e que não houve prejuízo na imunização.

De acordo com a prefeitura, foram três erros de aplicação em menores de idade; um erro de aplicação de mais de duas doses da vacina e um de aplicação em prazo menor que o recomendado. No caso de aplicações de imunizantes diferentes na primeira e segunda dose, foram quatro falhas.

Segundo a prefeitura, os menores de idade vacinados são estagiários da saúde, imunizados junto aos profissionais da linha de frente. A gestão alegou que havia critérios para a aplicação que não incluíam menores de 18 anos.

Nesta terça-feira (17), um idoso teve a segunda dose aplicada de imunizantes diferente da anterior. Dejair Losnak recebeu a primeira dose da vacina Astrazeneca, mas o ciclo de imunização foi concluído com a Coronavac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune. Segundo a prefeitura, o erro foi encaminhado ao CVE e o idoso vai receber uma nova dose da vacina corre, Astrazeneca, em 15 dias.

Além dele, segundo a gestão, outras três pessoas passaram pelo mesmo problema. A prefeitura informou que todos os profissionais de saúde envolvidos nos erros foram orientados e que não houve dano a saúde ou a imunização dos pacientes.

Erro no sistema

Essa é a segunda vez que a prefeitura admite erros na campanha de imunização. Na última semana, a administração informou que por um erro no sistema vem sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão abriu inquérito para investigar a denúncia de médicos que constam com doses a mais e de munícipes que constam como vacinados contra a Covid-19, sem ter recebido a dose, na carteira nacional de vacinação, alimentada pela prefeitura de São José dos Campos.

A investigação foi aberta depois de uma apuração da Polícia Civil, após sete pessoas registraram boletins de ocorrência por peculato. A polícia aponta suspeita de fraude na vacinação e acionou a prefeitura para prestar esclarecimentos.

Após a abertura de inquérito do órgão federal, a prefeitura informou que houve erro de duplicidade no cadastro de vacinas na cidade.

De acordo com a administração, eles teriam enviado os dados de aplicação à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e depois lançado as doses no sistema Vacivida, mas que também encaminhava os dados ao Ministério da Saúde. Assim, os dados teriam sido incluídos de forma duplicada até o dia 22 de fevereiro. A prefeitura explicou ainda que solicitou a correção no sistema federal, mas que não tinham tido retorno.

A reportagem questionou a prefeitura sobre como a duplicidade explicaria como um profissional de saúde constava como imunizado com mais de uma marca de vacina, e a munícipe que não consta no grupo prioritário, sem ter sido imunizada, constar como vacinada. A gestão não respondeu, no entanto, aos questionamentos.

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *