Sub Região 1São José dos CamposDestaqueNotícias

São José dos Campos determina restrições e fecha supermercados no feriado de Corpus Christi

Medidas valem entre os dias 3 e 6 de junho. De acordo com a prefeitura, estabelecimento que for flagrado descumprindo, vai ser interditado e não mais multado.

Depois de bater recorde de internações, São José dos Campos anunciou medidas de restrição para contenção da pandemia da Covid-19. De acordo com a prefeitura, as medidas vão valer a partir do feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho, até o dia 6 de junho. Entre as regras estão fechamento de comércios com mais de 250 metros quadrados, incluindo supermercados; celebrações religiosas e redução de horários para shoppings e restaurantes.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31) depois de uma reunião com o comitê de saúde da cidade, que definiu as regras. Segundo a determinação, todos os comércios com mais de 250 metros quadrados de área de loja devem ficar fechados. Estão incluídos supermercados, hipermercados, lojas de material de construção e lojas de departamento.

As regras permitiram a abertura de shoppings, bares e restaurantes, mas com restrição de horário, das 8h até às 13h. Após esse horário é permitido drive-thru. Salões, barbearias e academias também estão permitidas.

De acordo com a gestão, a área de loja foi usada como métrica para distinguir grandes comércios de comércios de bairro que, segundo a prefeitura, tem menos chance de aglomeração.

Atividades de lazer como cinemas e quadras de futebol society também estão proibidas. As atividades religiosas com presença de público também estão restritas, mas entre os dias 4 e 6 de junho. No dia 3 de junho, feriado de Corpus Christi, vai ser permitida a celebração de missas e cultos com público.

Segundo a prefeitura, durante o período vai haver reforço na fiscalização e o comércio que for flagrado descumprindo as regras vai ser automaticamente interditado e não mais multado.

Regras:

  • Estabelecimentos comerciais com área superior a 250 metros quadrados de loja ou área de atendimento deverão ficar fechados. Medida vale para lojas de material de construção, hipermercados, entre outros;
  • Fica proibido o funcionamento de cinemas, teatros e quadras de futebol society;
  • Bares, restaurantes, padarias e similares poderão funcionar das 8h às 13h para atendimento presencial e durante todo o dia com delivery e drive-thru;
  • Nos templos religiosos a celebração presencial fica autorizada apenas na quinta-feira (3/6). Entre os dias 4 e 6 de junho é proibida celebração com presença de público;
  • Salão de beleza, barbearia e academias podem funcionar

As medidas foram anunciadas após São José depois bater recorde de internados para o tratamento da Covid-19 no Hospital Municipal, com 201 pessoas hospitalizadas. De acordo com a prefeitura, nesta segunda-feira (31) o número geral de internados é de 421 pessoas. Quase uma vez e meia a mais que o da última semana, que havia sido o maior desde o início da pandemia, com 296 pessoas.

À época, o prefeito Felício Ramuth (PSDB) chegou a dar entrevista comentando que, caso o cenário não mudasse, adotaria medidas mais rígidas. A cidade está na fase de transição do Plano São Paulo, com comércios, bares e restaurantes abertos em horário estendido.

A medida de flexibilização estadual vinha sendo criticada por especialistas por não levar em conta o cenário de cada região. O número de internados dita o ritmo da pandemia. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, em 24 horas, entre os dias 28 e 29 de maio, foram 1.052 novos casos.

O aumento da contaminação leva mais pacientes a internação em um sistema de saúde já pressionado. A taxa de ocupação em leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença na cidade, levando em conta a rede pública e privada, é de 87%.

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *